Jornal socialista e independente

Opinião, Outros

Especial | 1961 – O golpe fracassado – parte 1

60 anos da campanha da legalidade e do golpe de 1961
Imagem: Montagem UàE
30 de julho, 2021 Atualizado: 18:51

De Barnabé Medeiros especial para o UàE


História Vivida

Há muita gente apostado que o ano que vem o Brasil vai viver um golpe (ou pelo menos uma tentativa de golpe), dessa vez seguindo o modelo Bolívia 2019. Ante tal perspectiva, vale a pena revisitar golpes do passado e algumas das tentativas de golpe. Este é o caso da de 1961, que em agosto completará 60 anos e que eu acompanhei ao vivo.

1961 – O golpe fracassado – I

Os radinhos de pilha haviam invadido Porto Alegre. Viraram moda entre os adolescentes de classe média, que gostavam muito dos pequenos fones que se encaixavam no ouvido, novidade que permitia escutar música às escondidas.

Era o que habitualmente fazia o Caveirinha, garoto alto, com um rosto magro que lhe valera o apelido. Era o mais destacado representante da “turma do fundão”, alunos que ficavam no fundo da sala, fazendo qualquer coisa que não tivesse nada a ver com a aula, na nossa classe da 2ª série ginasial, do Colégio Estadual Inácio Montanha. Essa escola até hoje me remete a um dos episódios mais marcantes da História do Brasil e que, no meu caso, tem a ver com Caveirinha.