Podcast
Elaine Behring | Golpe, Estado e crise política | Prelúrio #4
Em nosso 4º programa de entrevistas do Prelúdio, recebemos a professora da UERJ, Elaine Behring, para tratar da conjuntura nacional. Em suas respostas, Behring reflete sobre os rumos do Estado brasileiro diante do golpe de 2016, as perspectivas de aprofundamento do mesmo na forma estatal, a disputa do fundo público e sobre a pandemia do COVID-19.
#Sobre a entrevistada: Elaine Behring é professora do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e pesquisadora e coordenadora Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social. Elaine tem contribuído com o debate socialista com pesquisas e trabalhos acerca do orçamento público e das políticas sociais. Suas contribuições aparecem em diversos artigos e livros. Escreveu “Política Social no Capitalismo Tardio” (1998); “Brasil em Contra-Reforma – desestruturação do Estado e perda de direitos” (2003) (que foi originado de sua tese) e é coautora de “Crise do capital e fundo público: implicações para o trabalho, os direitos e a política social” (2019); “Marxismo, política social e direitos” (2018) e “Política Social: fundamentos e história (2006).
# Sumário das questões:
00:06:13 | Mudanças na forma estatal
00:23:18 | Fundo público: composição e destinação
00:36:44 | Novo Regime Fiscal: contrarreformas pós-golpe
00:48:05 | Auxílio Emergencial do Bolsonarismo
00:57:41 | Aprovação do governo Bolsonaro
01:05:08 | Caminhos para a esquerda
01:16:00 | Desafios da esquerda brasileira
# Organização: O Prelúdio é produzido pelo jornal Universidade à Esquerda em conjunto com a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora Vânia Bambirra.
Universidade à Esquerda (www.universidadeaesquerda.com.br)
Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (www.efopvaniabambirra.com.br)
# Sobre o Universidade à Esquerda (UàE): O UàE é um jornal socialista que busca por meio da circulação diária se notícias e análises contribuir com a crítica para fazer avançar as lutas de nossa classe em direção a uma sociedade sem classes.
# Sobre a EFOP: A EFOP é um instrumento de formação política dos trabalhadores de caráter independente e que realiza atividades que buscam aportar elementos teórico-metodológicos para as análises sobre a realidade brasileira e do modo de produção capitalista. Você também pode ouvir a entrevista em formato Podcast (Deezer, iTunes, Spotify, Google Podcast).