Jornal socialista e independente

Notícia

Deputados invadem hospitais e Bolsonaro incita a prática

Deputados estaduais invadem hospitais e agridem trabalhadores da saúde

Por Martim Campos, redação do Universidade à Esquerda
15 de junho, 2020 Atualizado: 20:37

Na quinta-feira passada (4), os deputados estaduais Marcio Nakashima (PDT), Coronel Telhada (PP), Adriana Borgo (Pros), Leticia Aguiar (PSL)  e Sargento Neri (Avante) invadiram o Hospital de Campanha do Anhembi, em São Paulo, que atende pacientes com Covid-19 na capital paulista, para realizar fiscalizações não autorizadas. Essas fiscalizações seriam para “investigar os trabalhos realizados”. O Hospital de Campanha do Anhembi é administrado pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), que é investigado por problemas de gestão de unidades de saúde no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

Em vídeos divulgados por parlamentares mostram funcionários do hospital pedindo para deputados e assessores usarem, pelo menos, equipamentos de proteção individual para entrarem nos locais com alto risco de contaminação, mas houve um descaso por parte dos deputados com as medidas de proteção individual. Estes também mostram-se contrários às medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicadas pela gestão estadual e municipal. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, os leitos vagos que foram mostrados em lives nas redes sociais dos deputados encontravam-se em uma ala desativada, e que é necessário essa estrutura montada para o caso da ampliação do número de pacientes. Além disso, os parlamentares também realizaram gravações de pacientes sem autorização prévia, muitos dos quais estavam sendo higienizados em seus leitos.