Jornal socialista e independente

Notícia

CPI da pandemia investigará governo federal e repasses orçamentários

Foto: fotos públicas
Por Martim Campos, redação do Universidade à Esquerda
14 de abril, 2021 Atualizado: 14:05

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) realizou a leitura na Casa Legislativa nesta terça-feira (13/04) do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia do Coronavírus. A leitura da pauta não garante o início imediato das atividades da CPI, mas abre caminho para que a comissão seja instalada, na primeira sessão do colegiado quando serão escolhidos o presidente e o relator da CPI. Com a ampliação da proposta, a CPI também deve apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, atendendo ao senador Eduardo Girão (Podemos), que pretendia criar outra CPI para investigar governadores e prefeitos.

O criador da proposta de instauração da CPI, Senador Randolfe Rodrigues (Rede), entrou com o pedido no dia 04 de fevereiro deste ano no Senado para investigar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19, no momento de comoção com a crise sanitária no Amazonas e a falta de oxigênio para os pacientes internados. Naquele momento, já haviam sido coletadas 27 assinaturas, o mínimo requerido, entretanto, a CPI foi adiada por Pacheco por acreditar que esse tipo de investigação seria “contraprudecente” ao ocorrer de modo virtual, em razão do fator prático do funcionamento das comissões.

O presidente do Senado fez questão de ressaltar em sua leitura do requerimento, que estava criando a comissão apenas por ordem judicial — referência à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, que obrigou Pacheco a criar a CPI por avaliar que os requisitos exigidos haviam sido cumpridos, incluindo a assinatura de mais de um terço da Casa.