Jornal socialista e independente

Notícia

Construção da Greve dos SPF: Ato em 16/03

Luta dos Servidores Públicos Federais prepara Dia Nacional de Paralisações

Campanha Salarial. Imagem de Fonasefe
Por Leila Regina, redação do Universidade à Esquerda
14 de março, 2022 20:09

Esta semana a construção da greve dos servidores públicos federais terá um importante momento de medir sua força de mobilização. O dia 16/03, quarta-feira, é previsto como um Dia Nacional de mobilização, paralisação e manifestação nacional pelo reajusto salarial de 19,99%. Está previsto Ato em Brasília com concentração a partir das 9h no Espaço do Servidor e com marcha e Ato em frente ao Ministério da Economia (bloco P) a partir das 10h. Além do Ato em Brasília também estão previstos atos nos estados.

Na última quarta-feira (09/03) foi instalado o Comando Nacional de Mobilização e Construção da Greve para contribuir na unificação e organização das bases das diferentes categorias envolvidas nesta construção de Jornada de Lutas e de greve com pauta focada na campanha salarial.

O Ato do dia 16/03 será um ultimato para o governo que tem ignorado as tentativas de negociação dos servidores. Os trabalhadores organizados no FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) protocolaram a pauta ainda em janeiro que inclue além da reivindicação salarial, pautas como a derrubada Reforma Administrativa (PEC 32) e do Teto dos Gastos (EC 95).

Para ajudar a embasar a discussão e a construção da greve recomendamos a Entrevista do Programa Prelúdio que foi lançada neste sábado pelo UáE e pela EFoP com a professora Eblin Farage. Na Entrevista a professora é questionada sobre as pautas da greve, o desafio da mobilização e o papel dos sindicatos, além de debater a relação das lutas dos servidores públicos com as lutas gerais da classe trabalhadora.

Você pode acompanhar o Prelúdio no Facebook ou no Youtube do Universidade à Esquerda:

Construir esta greve, apesar das dificuldades de mobilização, é também contribuir para a saída do imobilismo e pela possibilidade dos trabalhadores ainda sonharem com uma luta por condições melhores condições de trabalho. Os servidores públicos tem um papel importante na construção das lutas gerais dos trabalhadores.


Compartilhe a mídia independente