Na última semana, a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora (EFoP) lançou o Clube do Livro à Esquerda. As assinaturas foram abertas no sábado (01/05). Àqueles que pretendem participar do Clube, são oferecidos dois planos: o Plano Leitor-Militante e o Plano Padrinho/Madrinha da EFoP. A diferença significativa entre ambos é que, enquanto o primeiro permite ao assinante receber os livros e brindes, participar dos debates e ainda ganhar um guia de leitura, o segundo, além de todos esses regalos, garante o financiamento das atividades da EFoP. Por esta razão este segundo plano é o ideal para aqueles que querem apoiar financeiramente os trabalhos da EFoP.
Desde o início da pandemia, uma atividade importante da EFoP deixou de acontecer: a banquinha de livros na feirinha da UFSC. O espaço permitia uma política de financiamento, que, mesmo sendo pequena, sempre foi importante para a Escola. A EFoP, cabe lembrar, é uma escola autônoma, que busca realizar suas atividades de forma independente e, por isso, não conta com financiamento da iniciativa privada ou do Estado. Ela tem se mantido apenas com trabalho e contribuição militante, ou seja, ninguém recebe nada para colocar em prática todas as atividades, como o Cursinho Pré Vestibular Machadianos, o Grupo de Estudos da Teoria Marxista da Dependência e o Çirculação da Balbúrdia. Como devem imaginar a Escola possui alguns custos, ainda que pequenos são bem pesados para as poucas pessoas que se dedicam a ela.
Além disso, a banquinha de livros costumava ser um espaço de encontros, que permitia diálogos com aqueles que passavam, abrindo conversas sobre livros, a conjuntura e o clima universitário.
Com a pandemia, as possibilidades tanto de financiamento quanto de socialização de discussões pertinentes deixaram de existir. Foi pensando em recuperar esses elementos importantes para a vida da Escola que o Clube à Esquerda foi lançado. Ademais, o Plano Padrinho/Madrinha proporciona a possibilidade de participar de reuniões informativas da escola, aproximando nossos assinantes do trabalho realizado pela EFoP.
Para participar do primeiro mês, os assinantes podem efetivar a compra pelo site da EFoP até o dia 28/05. Caso o pagamento seja feito depois, o (a) assinante poderá receber o segundo livro, e assim sucessivamente. No primeiro mês, o pagamento é processado logo que a assinatura é efetivada. A partir do segundo mês, todos os pagamentos serão processados após o mês corrente estiver fechado.
Para quem gostaria de se aproximar da literatura socialista ou aprofundar seus estudos, convidamos a participar do Clube do Livro à Esquerda. Aos que se interessam, além disso, em se aproximar da Escola e contribuir com o financiamento de suas atividades, sugerimos o Plano Padrinho!
Conforme apontou um apoiador da EFoP em suas redes sociais:
“Com a pandemia, a banquinha de livros, sempre presente nas quartas feiras na feirinha da UFSC já não acontece faz mais de um ano. Estar lá, as quartas feiras sempre foi um momento revigorante, onde encontrei muitas pessoas legais, onde pude debater os desafios para a universidade, conhecer novos livros e pontos de vista, conversar sobre a situação política brasileira e os dilemas da classe trabalhadora. Várias e várias dicas de livros, de temas, de conversas, sempre sem perder de vista as experiências da nossa classe e as lições que os momentos difíceis e duros nos ensinam.
Agora é um alento poder participar de algo parecido, do Clube do Livro à Esquerda, da Efop. Fico muito feliz com a iniciativa que a escola tomou.”
Participe do Clube do Livro com a gente!
Em caso de dúvidas ou problemas com a assinatura, basta entrar em contato.
Os textos de opinião são de responsabilidade dos autores e não representam, necessariamente, as posições do Jornal.