Jornal socialista e independente

Lalo Minto

É professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS). Autor de: A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil e As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão.

Universidade para poucos, balbúrdia para todos

20 de setembro, 2021 19:55

Alguns episódios recentes envolvendo o ministro da educação, Milton Ribeiro, levam a crer que chegou a sua vez nessa espécie de rodízio bizarro instituído pelo governo, em que, a cada período, um ou dois ministros ficam encarregados de atrair as atenções da mídia e redes sociais, com declarações grotescas, afirmações polêmicas, aparições para poucos minutos de fama, com direito a exaltações por parte de suas milícias militantes e inflamando ainda mais a tal ‘polarização’ política do país.

Coerente com o modus operandi do governo a que serve, Ribeiro escolheu temas pouco originais para polemizar: afirmou que a universidade deveria ser “para poucos”, bateu na tecla do “último a fechar, primeiro a abrir”, com ares de anúncio, em rede nacional, de uma pretensa volta à normalidade disfarçada de retorno às aulas presenciais; por fim, gastou uma parcela de seu repertório de preconceitos e ignorância, dizendo que as pessoas com deficiências “atrapalham” o andamento do ensino nas escolas.

nesta coluna



Compartilhe a mídia independente