Jornal socialista e independente

Lalo Minto

É professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS). Autor de: A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil e As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão.

Ensino remoto: presente e futuro em disputa

21 de outubro, 2020 Atualizado: 10:08

O imperativo do distanciamento social, a despeito de seu apelo de urgência por conta da pandemia da Covid-19, vem contribuindo para reforçar uma antiga noção: a do uso das tecnologias no ensino como panaceia. A tentativa de justificar o ensino remoto como inevitável em face à pandemia[1], porém, não opera apenas na dimensão temporal do presente imediato. Nas suas entranhas se esconde uma outra temporalidade, nem sempre percebida quando predomina o senso de urgência: o uso mais intensivo das tecnologias – sobretudo as digitais – envolve uma disputa pelo futuro da educação.

Em tempos de massificação do uso da internet, em que mudanças estruturais no mundo do trabalho têm sido operadas com o uso das “plataformas” e “aplicativos”, e de expansão incontrolada do EAD, modificando o campo educacional, a adoção do ensino remoto não é apenas uma escolha para atender a contingências imediatas como a mera continuidade do ensino; ela tem consequências decisivas sobre o futuro da educação.

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