Jornal socialista e independente

Notícia

Clube do Livro à Esquerda inicia 2023 com um novo eixo temático e propõe o debate sobre a Revolução de Outubro! Confira 

10 de janeiro, 2023 Atualizado: 11:06

O que foi a experiência soviética? Quais foram as pré-condições necessárias para a revolução socialista, e que lições é possível aprender com elas? Para o aprofundamento destas discussões, o primeiro eixo temático do Clube será a Revolução de Outubro.

Sobre o eixo temático

Uma série de acontecimentos contribuíram para a deflagração da Revolução Russa de 1917. É possível destacar alguns: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a deterioração do tsarismo, o saldo trágico da guerra contra o Japão em 1904, a situação de miséria e fome da população, a repressão aos movimentos populares, as greves de 1905, e o desenvolvimento tardio do capital industrial no país tornaram propícias nas massas a vontade por uma transformação coletiva radical, que culminou na revolução de outubro.

Além da proposta de trazer um panorama histórico do processo revolucionário, o eixo buscará trazer discussões sobre as diferenças fundamentais teóricas, estratégias e políticas que surgiram no interior do movimento revolucionário. Diferenças que aparecem como pano de fundo até o presente, expressas em diferentes análises de conjuntura feitas por organizações políticas de esquerda, como é a discussão sobre o stalinismo, o papel do Estado na revolução, dentre outras.

O livro de janeiro

A obra “Duas táticas da social-democracia na revolução democrática” escolhida foi escrita em 1905 por Lênin. É uma de suas primeiras obras políticas, na qual indica as tarefas da classe operária que culminaria posteriormente na Revolução de 1917.

Confira uma breve sinopse do livro, pela editora Boitempo:

“Publicado durante o exílio de Lênin em Genebra, na Suíça, o livro expõe diferenças fundamentais que surgiram na época entre os bolcheviques e os mencheviques, além de trazer aspectos teóricos importantes, como uma contribuição ao conceito de “ditadura do proletariado” e a noção de “revolução ininterrupta”, análoga, sob muitos aspectos, à de “revolução permanente”, de Trotski.”

Conheça o Clube do Livro à Esquerda

Ao assinar o Clube do Livro, você recebe um livro todos os meses e a nossa curadoria é pensada para possibilitar a conexão entre as obras, além de colocar em pauta debates importantes do tempo presente. Ao fazer parte do Clube, você tem a oportunidade de manter seus estudos com ritmo e disciplina, complementando sua formação com outras leituras e espaços formativos. 

Além do livro, o assinante recebe todos os meses um guia de leitura impresso, um cartão colecionável e brindes especiais!

Uma novidade: atualmente o Clube oferece, além dos planos mensais, planos anuais com desconto! 

Assine já e conheça mais sobre o Clube no novo site da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora Vânia Bambirra 


Acompanhe o Clube do Livro à Esquerda no instagram e confira as novidades diariamente: @clubedolivroaesquerda


Compartilhe a mídia independente