Jornal socialista e independente

Outros

Cláudio Ribeiro discute a crise ambiental e urbana em debate da EFoP

Foto: vídeo do debate da efop de terça-feira (05/04).
Por Luisa Estácio, redação do Universidade à Esquerda
06 de abril, 2022 Atualizado: 20:35

Ontem (05/04), a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra debateu junto com o professor Cláudio Ribeiro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), a temática das mazelas urbanas e ambientais que nossa classe vivência na sociedade capitalista. Cláudio Ribeiro é professor da FAU-UFRJ onde atua com o ensino de urbanismo, meio ambiente e história da cidade na graduação e no Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB/FAU/UFRJ. É pesquisador do Laboratório de Direito e Urbanismo e participa do coletivo PERIFAU. Foi presidente da seção sindical do Andes-SN na UFRJ, a Adufrj-sind de 2013 a 2015, e integrou a diretoria nacional deste sindicato de 2016 a 2018. 

Veja também: Coluna de Cláudio Ribeiro no jornal Universidade à Esquerda

O debate foi exposto cuidadosamente por Cláudio com reflexões de muito fôlego, por apresentar elementos para pensar tanto o modo como a crise ambiental é discutida hegemonicamente e os limites que impõem para imaginarmos outras soluções para superar as crises, bem como por pensar de forma crítica sobre a situação atual da realidade brasileira, considerando sua relação de dependência. Você pode conferir o debate clicando aqui ou no fim da página.

Em sua fala inicial, Cláudio aponta o caráter colonizado que o debate da crise ambiental frequentemente tem, imposto como a única forma de debater a crise. Essa composição da visão hegemônica empobrece e limita pensar novas formas para tal problema profundo e complexo, que atravessa as instâncias simbólicas, políticas, sociais, entre outras.