Notícia
Atos Justiça por Moïse!
Protestos em memória do jovem refugiado Moïse Mugenyi Kabagambe serão realizados hoje (05/02) em diversos estados do país, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
As manifestações foram convocadas pela comunidade congolesa que exige publicamente justiça pela morte do jovem no dia 24 de janeiro de 2022. Moïse foi brutalmente morto e espancado por cinco homens na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após ter cobrado seu salário para o dono do quiosque Tropicália.
O pedido por justiça pela morte é movido tanto pela indignação sobre o crime cometido no quiosque, mas expressa a revolta com os aparelhos institucionais que sistematicamente continuam a exercer e perpetuar a violência racista e xenofóbica, sendo absurda a demora da polícia em investigar o caso (apenas 72 horas depois do ocorrido) e grotesca a doação rápida dos órgãos de Moïse sem qualquer consentimento e conhecimento de sua família.
O quiosque agora está fechado e em frente à ele a comunidade com os familiares de Moïse, entidades e movimentos como o IPN e a coalizão negra estarão lá para apoiar o ato e intensificar ações em busca de justiça, incluindo um pedido de audiência com o governador e denúncias internacionais. Grande parte dos atos acontecerão agora às 10h.
A mãe de Moise, Ivana Lay, conta que o jovem chegou ao Brasil aqui com 11 anos, em 15 de fevereiro de 2011. “Eles quebraram as costas do meu filho, quebraram o pescoço. Eu fugi do Congo para que eles não nos matassem. No entanto, eles mataram o meu filho aqui como matam em meu país. Mataram o meu filho a socos, pontapés. Mataram ele como um bicho.” Ela pede ajuda para que o crime, cuja investigação segue em sigilo, não fique impune. “Espero que esse caso não caia no esquecimento, como tudo cai.” Disse Ivana em depoimento ao repórter Rafael Nascimento, do jornal O Globo.
Rio de Janeiro – RJ
No Rio já começou a concentração do ato por #JusticaPorMoise em frente ao quiosque Tropicália. O episódio retrata não somente o racismo e xenofobia presentes no nosso país, mas também a precarização do trabalho e superexploração de mão de obra no Brasil.
Foto: Pablo Vergara
Centenas de pessoas se reúne do Rio de Janeiro, em frente ao quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca (Posto 8), onde Moïse Kabagambe foi espancado até a morte.
Via Brasil de Fato.
Cerca de 8 mil pessoas se colocam em marcha no Rio de Janeiro, em clima de indignação e luta pelo assassinato do jovem Moïse.
Porto Alegre – RS
Fotos: Saraí Brixner e Thamires Messerchimidt. Via Brasil de Fato
Fotos: Saraí Brixner e Thamires Messerchimidt. Via Brasil de Fato
As fotos acima mostram o ato realizado no final da tarde desta sexta-feira (04/02) em Porto Alegre (RS), em frente ao Mercado Público da cidade.
Fotos: Katia Marko/ Brasil de Fato RS
Ato #JustiçaporMoise nos Arcos da Redenção em Porto Alegre (RS). Representantes de imigrantes africanos e do Haiti fazem suas falas de protresto.
São Paulo – SP
Imagem: Douglas Mansur. Via Brasil de Fato.
Em São Paulo, capital, o protesto contra o brutal assassinato de Moïse Kabagambe começou às 10h no vão do MASP na Av. Paulista.
Manifestantes também mostram seus cartazes de solidariedade com Moïse e com todos os imigrantes que buscam, para além das fronteiras de seus países de origem, condições melhores de vida.
Foto: Natalia Hare / Mídia NINJA
Em São Paulo, centenas de pessoas se reúnem em atos pela avenida paulista.
Salvador – BA
O ato de #JustiçaporMoise em Salvador-BA, relembra outros assassinatos de jovens negros no Brasil, onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos. São 63 mortes por dia e 23 mil assassinatos por ano só no Brasil. Pessoas vítimas do racismo, da xenofobia, da intolerância e da normalização da barbárie.
Belo Horizonte – MG
Em Belo Horizonte – MG, também ocorrem atos pela manhã de hoje, na Praça Sete.
Brasília – DF
O ato de hoje também acontece em Brasília, próximo ao Palácio do Itamaraty, que é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Na imagem, a faixa nos convoca a transformar luto em luta.
Confira abaixo a lista dos atos pelo país:
Rio de Janeiro (RJ)
10h – Quiosque Tropicália (Av. Lucio Costa, Posto 8, Barra da Tijuca)
São Paulo (SP)
10h – MASP (Av. Paulista)
Araraquara (SP)
10h – Em frente a Prefeitura de Araraquara
Carapicuíba (SP)
10h, No calçadão, em frente ao Banco do Brasil.
Pindamonhangaba (SP)
09h – Cascata
Santos (SP)
10h – em frente à Igreja do Embaré
São José dos Campos (SP)
10h – Praça do Sapo
São José do Rio Preto (SP)
10h, Júpiter Olímpico Rio Preto
Taubaté (SP)
10h – Praça Santa Terezinha
Belo Horizonte (MG)
10h – Praça Sete
Divinópolis (MG)
10h30 – Centro de Comércio Popular / Camelódromo
Salvador (BA)
10h – Concentração em frente a casa Jorge Amado, Largo do Pelourinho
Porto Alegre (RS)
10h – Arcos da Redenção
Santa Maria (RS)
16h – Praça Saldanha Marinho
Brasília (DF)
10h – Concentração: Palácio do Itamaraty
Goiânia (GO)
10h – Praça Cívica
Cuiabá (MT)
09h – Praça da Mandioca, em frente ao Centro Cultural Casa das Pretas. concentração às 09h.
Natal (RN)
09h Calçadão da Cidade Alta, em frente à C&A
São Luís (MA)
09h – Praça Deodoro
Recife (PE)
16h – Shopping Boa Vista
Curitiba (PR)
17h – Largo da Ordem (Em frente Igreja do Rosário)
Redenção (CE)
15h – UNILAB Campus Liberdade
Palmas (TO)
18h – Praça dos Girassóis
EXTERIOR
Londres (Reino Unido) – Embaixada do Brasil – 12pm
Berlim (Alemanha) – 14pm – Embaixada do Brasil
Nova York (Estados Unidos) – 11pm – Barclays Center, Brooklin