Jornal socialista e independente

Notícia

Atos Justiça por Moïse!

05 de fevereiro, 2022 Atualizado: 11:59

Protestos em memória do jovem refugiado Moïse Mugenyi Kabagambe serão realizados hoje (05/02) em diversos estados do país, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

As manifestações foram convocadas pela comunidade congolesa que exige publicamente justiça pela morte do jovem no dia 24 de janeiro de 2022. Moïse foi brutalmente morto e espancado por cinco homens na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, após ter cobrado seu salário para o dono do quiosque Tropicália.

O pedido por justiça pela morte é movido tanto pela indignação sobre o crime cometido no quiosque, mas expressa a revolta com os aparelhos institucionais que sistematicamente continuam a exercer e perpetuar a violência racista e xenofóbica, sendo absurda a demora da polícia em investigar o caso (apenas 72 horas depois do ocorrido) e grotesca a doação rápida dos órgãos de Moïse sem qualquer consentimento e conhecimento de sua família.

O quiosque agora está fechado e em frente à ele a comunidade com os familiares de Moïse, entidades e movimentos como o IPN e a coalizão negra estarão lá para apoiar o ato e intensificar ações em busca de justiça, incluindo um pedido de audiência com o governador e denúncias internacionais. Grande parte dos atos acontecerão agora às 10h.

A mãe de Moise, Ivana Lay, conta que o jovem chegou ao Brasil aqui com 11 anos, em 15 de fevereiro de 2011. “Eles quebraram as costas do meu filho, quebraram o pescoço. Eu fugi do Congo para que eles não nos matassem. No entanto, eles mataram o meu filho aqui como matam em meu país. Mataram o meu filho a socos, pontapés. Mataram ele como um bicho.” Ela pede ajuda para que o crime, cuja investigação segue em sigilo, não fique impune. “Espero que esse caso não caia no esquecimento, como tudo cai.” Disse Ivana em depoimento ao repórter Rafael Nascimento, do jornal O Globo.

Rio de Janeiro – RJ

No Rio já começou a concentração do ato por #JusticaPorMoise em frente ao quiosque Tropicália. O episódio retrata não somente o racismo e xenofobia presentes no nosso país, mas também a precarização do trabalho e superexploração de mão de obra no Brasil.

Centenas de pessoas se reúne do Rio de Janeiro, em frente ao quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca (Posto 8), onde Moïse Kabagambe foi espancado até a morte.

Cerca de 8 mil pessoas se colocam em marcha no Rio de Janeiro, em clima de indignação e luta pelo assassinato do jovem Moïse.

Porto Alegre – RS

As fotos acima mostram o ato realizado no final da tarde desta sexta-feira (04/02) em Porto Alegre (RS), em frente ao Mercado Público da cidade.

Ato #JustiçaporMoise nos Arcos da Redenção em Porto Alegre (RS). Representantes de imigrantes africanos e do Haiti fazem suas falas de protresto.

São Paulo – SP

Em São Paulo, capital, o protesto contra o brutal assassinato de Moïse Kabagambe começou às 10h no vão do MASP na Av. Paulista.

Manifestantes também mostram seus cartazes de solidariedade com Moïse e com todos os imigrantes que buscam, para além das fronteiras de seus países de origem, condições melhores de vida.

Em São Paulo, centenas de pessoas se reúnem em atos pela avenida paulista.

Salvador – BA

O ato de #JustiçaporMoise em Salvador-BA, relembra outros assassinatos de jovens negros no Brasil, onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos. São 63 mortes por dia e 23 mil assassinatos por ano só no Brasil. Pessoas vítimas do racismo, da xenofobia, da intolerância e da normalização da barbárie.

Belo Horizonte – MG

Em Belo Horizonte – MG, também ocorrem atos pela manhã de hoje, na Praça Sete.

Brasília – DF

O ato de hoje também acontece em Brasília, próximo ao Palácio do Itamaraty, que é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Na imagem, a faixa nos convoca a transformar luto em luta.

Confira abaixo a lista dos atos pelo país:

Rio de Janeiro (RJ)
10h – Quiosque Tropicália (Av. Lucio Costa, Posto 8, Barra da Tijuca)

São Paulo (SP)
10h – MASP (Av. Paulista)

Araraquara (SP)
10h – Em frente a Prefeitura de Araraquara

Carapicuíba (SP)
10h, No calçadão, em frente ao Banco do Brasil.

Pindamonhangaba (SP)
09h – Cascata

Santos (SP)
10h – em frente à Igreja do Embaré

São José dos Campos (SP)
10h – Praça do Sapo

São José do Rio Preto (SP)
10h, Júpiter Olímpico Rio Preto

Taubaté (SP)
10h – Praça Santa Terezinha

Belo Horizonte (MG)
10h – Praça Sete

Divinópolis (MG)
10h30 – Centro de Comércio Popular / Camelódromo

Salvador (BA)
10h – Concentração em frente a casa Jorge Amado, Largo do Pelourinho

Porto Alegre (RS)
10h – Arcos da Redenção

Santa Maria (RS)
16h – Praça Saldanha Marinho

Brasília (DF)
10h – Concentração: Palácio do Itamaraty

Goiânia (GO)
10h – Praça Cívica

Cuiabá (MT)
09h – Praça da Mandioca, em frente ao Centro Cultural Casa das Pretas. concentração às 09h.

Natal (RN)
09h Calçadão da Cidade Alta, em frente à C&A

São Luís (MA)
09h – Praça Deodoro

Recife (PE)
16h – Shopping Boa Vista

Curitiba (PR)
17h – Largo da Ordem (Em frente Igreja do Rosário)

Redenção (CE)
15h – UNILAB Campus Liberdade

Palmas (TO)
18h – Praça dos Girassóis

EXTERIOR

Londres (Reino Unido) – Embaixada do Brasil – 12pm
Berlim (Alemanha) – 14pm – Embaixada do Brasil
Nova York (Estados Unidos) – 11pm – Barclays Center, Brooklin


Compartilhe a mídia independente