Jornal socialista e independente

Notícia

A disputa do Patrimônio Público em debate

Universidade à Esquerda e EFOP-Vânia Bambirra promove ciclo de discussão sobre a questão patrimonial

Patrimônio Público, Urbanismo e sanha capitalista
Patrimônio Público, Urbanismo e sanha capitalista
Por Mariana Nascimento, redação do Universidade à Esquerda
10 de setembro, 2021 Atualizado: 21:31

A Escola de Formação Política da classe trabalhadora – Vânia Bambirra (EFOP) irá promover uma série de debates e discussões nas próximas semanas. No centro dos debates e discussões está a questão sobre a alienação de terrenos públicos à iniciativa privada, seja via concessão, ou constituição de fundo imobiliário ou ainda, como mais recentemente temos acompanhado, pelos dispositivos da Lei 14.011 de 10 de junho de 2020, que colocou a venda em leilão de imóveis diversos prédios públicos.   

No último período, desde 2010, vem se acelerando a privatização dos terrenos e parques públicos, projeto que o governo de Bolsonaro vem dando uma continuidade agressiva. No texto de outubro de 2020, tratamos no jornal Universidade à Esquerda sobre os 80 projetos de privatização dos terrenos da União, sejam em contextos urbanos ou não. 

As universidades públicas não passam ilesas a esse processo, a cessão de terrenos públicos das universidades à iniciativa privada vem se complexificando e apresentando-se como saída aos cortes que a educação superior sofre e vem se aprofundando desde 2014.

Inclusive é um dos pontos que aparece no texto do  projeto FUTURE-SE de Bolsonaro e pouco debatido sobre seu significado: “Para dar cumprimento ao contrato de gestão, a União e as Ifes poderão fomentar a organização social por meio de repasse de recursos orçamentários e permissão de uso de bens públicos. A Secretaria de Patrimônio da União transferirá a administração de bens imobiliários para o Ministério da Educação, com a finalidade de constituir fonte de recursos para o FUTURE-SE”