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Opinião

Qual é a saída para a volta às aulas?

O debate sobre a retomada do ensino têm circulado entre as universidades públicas

Por Nina Matos, redação do Universidade à Esquerda
22 de junho, 2020 Atualizado: 20:24

Há aproximadamente três meses o Brasil tem enfrentado a pandemia mundial do Coronavírus, que alterou profundamente nossas relações sociais. Muitos estão enfrentando o home office no trabalho, crianças e adolescentes foram empurradas para o ensino remoto com a suspensão das aulas presenciais. Nas universidades públicas, a situação foi outra até o momento: das 69 universidades federais, 54 estão com as atividades de ensino suspensas, 9 estão dando continuidade às aulas através do ensino remoto e 6 estão realizando atividades parciais que contam horas apenas como atividades complementares.

Com o quadro de suspensão das aulas, muitas vezes acompanhado de uma indefinição de quando poderemos encarar o “novo normal” que surgirá de nossa experiência pandêmica, aliado às pressões que as universidades paulatinamente vem sofrendo do empresariado e ao trabalho ideológico de deslegitimar tais instituições, as discussões sobre o ensino remoto ressurgem não apenas entre as instâncias burocráticas das administrações, mas especialmente entre estudantes.

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