Notícia
Vidas negras importam: atos acontecem em todo o Brasil
Confira onde e quando em sua capital
Neste domingo (07/06), protestos antirracistas e antifascistas acontecem por todo o Brasil. As manifestações vêm na sequência de protestos que acontecem ao redor do mundo contra o racismo e a violência policial, deflagradas após o assassinato brutal de George Floyd por um policial, em Mineápolis (EUA).
Acompanhe nossa cobertura ao vivo.
Os protestos expressam também o repúdio ao governo Bolsonaro, que é hoje o principal defensor de uma ação ainda mais repressiva do Estado e das polícias.
Os primeiros atos de rua no Brasil aconteceram no dia 31 de maio, com foco principal em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Os protestos deste domingo estão sendo convocados por integrantes de torcidas organizadas e movimentos sociais, como o MTST, e contam com o apoio de partidos como o PCB, PSOL, PSTU e UP.
Alguns setores elevaram críticas quanto à realização de protestos que furam o isolamento social. No entanto, a maioria dos trabalhadores já foi impedida de se manter em isolamento por conta da debilidade das políticas de proteção e auxílio social, sendo forçados à rotina do trabalho, em grande medida informal. É com razão que esses trabalhadores vão para as ruas lutar por suas condições de sobrevivência em meio à pandemia.
Confira os protestos acontecendo nas capitais:
Protestos acontecendo ao vivo:
- Em Belém, a manifestação marcada para às 9h, no Mercado São Brás, está sendo intimidada por aparato de guerra com cavalaria, acionado pelo governador do estado, Hélder Barbalho (MDB).
- Em Teresina, a manifestação iniciou às 9h, na Praça da Liberdade.
- Em Brasília, o ato marcado para 9h, na Biblioteca Nacional, está marchando na Esplanada dos Ministérios. Com tratamento distinto das manifestações pró-governo, o protesto anti-Bolsonaro está sendo impedido de avançar para a Praça dos Três Poderes.
- Em Belo Horizonte, a concentração está marcada às 11 horas, na Praça da Bandeira.
Protestos marcados para a tarde:
- São Paulo – Largo da Batata, às 14h
- Rio de Janeiro – Busto de Zumbi dos Palmares, na Av. Presidente Vargas, às 14h
- Porto Alegre – Esquina Democrática, às 13:30
- Salvador – Iguatemi, às 14h
- Florianópolis – Catedral Metropolitana, às 14h
- Curitiba – Praça Santos Andrade, às 14h
- Aracaju – Praça Fausto Cardoso, às 13h
- Fortaleza – Praça Portugal, às 14h
- Goiânia – Praça Cívica, às 15h
- Pernambuco – Praça do Carmo até o monumento Tortura Nunca Mais, às 15h