Notícia
Brasil é o único país em franca ascensão do coronavírus entre os mais afetados
Entre os dez países mais afetados pelo coronavírus, o Brasil é o único em que o número diário de casos confirmados e mortes segue aumentando. Diferente dos demais países do topo do ranking, Brasil não dá sinais de controle da difusão do vírus que já infectou mais de 5 milhões de pessoas pelo mundo matando ao menos 320 mil delas.
O país é atualmente o terceiro país com maior número de casos confirmados (293 mil), atrás somente da Rússia (317 mil) e dos EUA (1,5 milhão). Contudo, a contagem oficial de infectados e mortos pela Covid-19 no Brasil é absurdamente defasada.
Segundo o World o Meters, o Brasil ocupa a 110ª posição entres países e regiões que mais fizeram análises clínicas a cada 1 milhão de habitantes. Isso tem resultado em uma subnotificação catastrófica devido à baixa testagem.
Tendo feito 735 mil testes ao todo, o país tem uma taxa de 3.400 exames por milhão de habitantes. Estados Unidos, com maior número de casos no mundo oficialmente registrado, realizaram 37 mil testes a cada milhão de pessoas. Espanha, país que mais realizou testes proporcionalmente, testou 65 mil pessoas a cada milhão.
Segundo o Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligado à Universidade de São Paulo (USP), estima-se que o total real de infectados pela doença no Brasil tenha ultrapassado a marca de 3 milhões. Ou seja, 11 vezes mais do que os casos divulgados pelo Ministério da Saúde.
Com a subnotificação de casos e de mortes e a ascensão de novas mortes, o Brasil tende a ser o mais novo epicentro da pandemia do novo coronavírus, se já não o é.
Nesta terça-feira (19), Brasil registrou mais de mil mortes em 24 horas. Segundo o Ministério, 1.179 pessoas perderam a vida pelo coronavírus. Apenas Estados Unidos (2.612), França (1.417) e China (1.290) registraram um número maior que este.
Na quarta-feira (20), o país registrou também um recorde de casos confirmados de um dia para o outro. Foram 19.951 casos confirmados.
Além disso, o Brasil é o país com o maior número de mortes registradas de profissionais da saúde pelo Covid-19, ultrapassando os Estados Unidos, epicentro da pandemia. Em todo o mundo, foram mais de 260 mortes de profissionais da enfermagem e 90 mil estão infectados com a doença.
Em todos os estados brasileiro a tendência de casos e mortes têm aumentado, o que levou algumas regiões a terem seus sistema de saúde colapsados.
Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro já vivem situação de colapso tanto na rede pública quanto na rede particular no que se refere à disponibilidade de leitos em unidade de terapia intensiva (UTI).
Leia também: A política do “E daí”