Notícia
Últimos dias para assinar o Clube do Livro à Esquerda e garantir a edição de novembro!
Livro do mês é “A Revolução Chilena”, de Peter Winn (Editora Unesp, 2020)
Restam apenas três dias para novos assinantes fazerem parte do Clube do Livro à Esquerda e receberem a edição de novembro do Clube, intitulada “A Revolução Chilena” , de Peter Winn. O livro do mês está inserido no eixo temático “Legado das experiências chilenas”, que contemplou o livro “A Revolução Desarmada – Discursos de Salvador Allende” (Ubu Editora, 2022), referente à edição de outubro, e o livro da edição atual.
Acesse o instagram do Clube e acompanhe diariamente as postagens aqui!
Peter Winn descreve como, ao chegar ao Chile em 1972, notou que estava diante de uma nação em meio a uma revolução, e por isso decidiu estudá-la e acompanhar sua evolução. Assim como muitos outros estudiosos das ciências sociais marxistas, o autor relembra que o processo revolucionário atraiu intelectuais como Theotônio dos Santos, André Gunder Frank, Fernando Henrique Cardoso, dentre outros que tinham muito interesse em estudar o “caminho democrático para o socialismo”. No Chile, portanto, não houve apenas um processo revolucionário, mas também um violento processo contrarrevolucionário que é discutido ao longo do texto.
Longe de tomar a via chilena de Allende como um modelo ideal a ser seguido, o livro foi escolhido para a edição de novembro do Clube para aprofundar como aconteceram as reformas estruturais, o aumento do poder popular, o acirramento do conflito de classes e as condições que levaram à contrarrevolução.
As obras escolhidas para o eixo visam contribuir para o estudo e o debate sobre as histórias e estratégias que marcaram as lutas chilenas no governo da Unidade Popular, bem como as consequências para a classe trabalhadora.
Ao assinar o Clube, o leitor contribui também para o financiamento e organização das atividades exercidas pela Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFOP). Através desse suporte, atividades internas e externas de formação promovidas pela Escola podem acontecer, como o Programa Prelúdio, Circulação da Balbúrdia, Cursinho Pré-Vestibular Machadianos, entre outros debates abertos como o ministrado por Renato Ramos Milis sobre “os impasses na transição ao socialismo no Chile e a contrarrevolução”, disponível aqui.
A assinatura oferece o recebimento mensal de um livro escolhido pela curadoria do Clube, um guia de leitura impresso, um cartão colecionável e livre acesso aos debates realizados sobre as obras. As entregas são feitas para todo o Brasil e o frete é gratuito.
Os planos de assinatura estão disponíveis no site da EFOP.