Outros
Absurdo: reitor-interventor da UFJVM pediu apoio da PM de MG para manter bloqueios nas rodovias
O reitor-interventor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Janir Alves Soares, protocolou um documento na terça, dia 01, no 3º batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais pedindo apoio para manter um bloqueio na BR 367.
No documento ele alega ser membro do movimento por uma Intervenção Federal, mas que o bloqueio da estrada se trataria de um movimento pacífico(sic). Além de reproduzir outros absurdos das movimentações de caráter golpista, como as de que Lula defenderia um governo comunista.
Segundo divulgado pelo Jornal o Estado de Minas, no documento Janir dá detalhes da organização do bloqueio: “a pista está sendo sinalizada por cones e pneus; as pessoas da nossa equipe estarão bloqueando apenas uma pista e impedindo a passagem apenas de caminhões, desde que estes não estejam transportando alimentos e outros itens considerados de uso essencial, a exemplo de carga de remédios, veículos da Cemig, Copasa, carga viva e similares. Os demais veículos seguirão seu curso normal. Aos caminhoneiros serão providos apoio como água, alimentos, café.”
O documento é finalizado com uma solicitação de apoio para conter aqueles que se opuserem às manifestações antidemocráticas: “Nesta oportunidade, se ainda possível, solicito o apoio da polícia militar, no sentido da manutenção da normalidade perante possíveis atos de provocação por parte de pessoas contrárias à esta manifestação pacífica”.
Janir Alves Soares foi nomeado reitor-interventor por Bolsonaro obtendo apenas 5,2% dos votos da comunidade universitária. Não à toa compõe e se mostra profundamente envolvido com atividades antidemocráticas no cenário nacional, em absoluta contraposição ao que seria o papel de uma reitoria de universidade pública.
No mesmo dia do pedido protocolado pelo reitor-interventor, integrantes da torcida organizada do time de futebol Atlético Mineiro, a Galoucura, estavam furando e desmontando alguns bloqueios bolsonaristas nas rodovias no sul do estado de Minas Gerais.