Por
Luiz Costa, redação do Universidade à Esquerda
04 de outubro, 2022 Atualizado: 22:44
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás foi antecipado para este mês de outubro pelo governo federal. Os pagamentos de outubro serão realizado entre o dia 11 e 25 de outubro e não mais entre os dias 18 a 31. O segundo turno das eleições presidenciais acontecem no dia 30. Dessa forma, os últimos pagamentos ocorrerão cinco dias antes do segundo turno.
A parcela do Auxílio Gás é bimestral. A última parcela foi paga em agosto para 5,6 milhões de famílias.
Em setembro de 2022, 20,65 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil.
A alteração no cronograma foi oficializada na segunda-feira (3), logo após o primeiro turno, pelo Ministério da Cidadania. A pasta é responsável pela gestão dos programas sociais do governo federal.
Além disso, a partir da primeira quinzena de outubro deve estar disponível o crédito consignado para beneficiários do programa. Às vésperas do primeiro turno, o empréstimo foi regulamentado. Segundo o governo, os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês e a quantidade de parcelas deve ser de no máximo 24 prestações (24 meses).
O percentual deste crédito é superior a outros consignados. O crédito para aposentados e pensionistas do INSS é de 1,97% ao mês; para trabalhadores do setor privado, 2,61%. Apesar disto, a medida é parte das políticas claramente eleitoreiras adotadas pelo governo nos últimos meses.