A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFoP) realizará um evento hoje (22/06) intitulado “Os impasses na transição ao socialismo no Chile e a contrarrevolução”, com Renato Milis. O evento será online, às 19h, e faz parte do cronograma do Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência (GE-TMD), organizado pela EFoP desde 2018. As inscrições podem ser feitas no site da EFoP.
Clique aqui para acessar o link do minicurso.
A discussão se baseia em uma das obras estudadas pelo grupo em 2021, “O reformismo e a contrarrevolução: estudos sobre o Chile” (Expressão Popular, 2019), de Ruy Mauro Marini. A obra analisa os acertos e erros do governo de Salvador Allende e os caminhos que levaram ao golpe que instaurou um processo ditatorial no país em 1973:
“(…) o governo da UP é popular no sentido de que se identifica com os anseios do povo. No entanto, essa identificação não impede que continue sendo um corpo de funcionários que atua representando o povo, e não como expressão direta do povo organizado exercendo funções do governo.
(…)
O parâmetro para avaliar a ação do atual governo não é a construção do socialismo, mas sim, a conquista do poder político. É a revolução, e não a transição, o elo pelo qual é preciso agarrar atualmente a corrente da evolução política para poder passar ao elo seguinte”
O evento é de fundamental importância para aqueles que pretendem se aproximar da história Latino-Americana e da construção de estratégias que elaborem saídas socialistas para os dilemas do nosso continente, levando em consideração as particularidades de cada país e, sobretudo, a inserção dependente destes.
O espaço será conduzido por Renato Milis, coordenador do GE-TMD e psicólogo no Colégio de Aplicação (CA) na UFSC. Ele é formado em Psicologia e mestre em história pela UFSC.
Sobre o GE-TMD:
A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra está abrindo inscrições para novos participantes no Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência (GE-TMD). O Grupo foi iniciado em 2018 e é ligado à Cátedra Teoria Marxista da Dependência e Imperialismo na América Latina. O Grupo vem se dedicando a estudar o problema da estratégia socialista frente à dinâmica da dependência. Os encontros do Grupo serão quinzenais, nas terças-feiras às 19 horas – em formato on-line. As atividades terão início em 28/06.
O GE – TMD tem por característica se aprofundar na obra dessa teoria fundamental para compreender o Imperialismo e suas implicações na formação econômico-social latino-americana, e portanto, para traçar as estratégias revolucionárias em nosso continente. Interessados com todos os níveis de conhecimento são bem-vindos, o fundamental é que tenham a disposição e o comprometimento com o estudo da realidade latino-america.
Os grupos de estudos constituem uma modalidade de difusão do conhecimento entre os pares de forma mais horizontal e plural, na qual cada um dos participantes têm a oportunidade e a responsabilidade de apresentar seus conhecimentos de forma a contribuir com a tarefa coletiva que foi proposta.
Os interessados podem se inscrever até o dia 28/06 às 12h. No caso de o número de inscritos superar às vagas será realizada uma seleção dos participantes.
As inscrições podem ser realizadas pelo site.