Notícia
Circulação da Balbúrdia com Evandro Coggo Cristofoletti
Doutor em Política Científica e Tecnológica debaterá a atuação de think tanks nas universidades
Dando continuidade às atividades do Circulação da Balbúrdia, a Escola de Formação da Classe Trabalhadora (EFoP) Vânia Bambirra promoverá um debate com a presença de Evandro Coggo Cristofoletti sobre a atuação das think tanks liberais nas universidades públicas, que foi o tema da tese de doutorado do pesquisador.
Principalmente nos últimos dez anos, as think tanks liberais vem expandindo quantitativamente e qualitativamente suas iniciativas voltadas ao campo da educação superior e academia, contribuindo com os processos de mercantilização e privatização do ensino superior e das universidades públicas no Brasil. Desta forma, a pesquisa aborda algumas questões como: por que as think tanks liberais atuam no campo do ensino superior e da ciência? Quais as motivações e objetivos desta atuação? Como procuram disputar a agenda da formação, da pesquisa, da extensão e da política universitária/acadêmica? Como a atuação dos institutos no campo do ensino superior e da ciência integra-se com o cenário atual de reforço dos projetos ultraliberais e conservadores?
Foram realizados especificamente dois estudos de caso: o Instituto Mises Brasil, que busca se tornar o principal centro de referência acadêmico sobre escola austríaca de economia no Brasil, e o Students For Liberty Brasil, responsável por treinar lideranças liberais no âmbito da graduação e pós-graduação no país.
Os resultados da pesquisa de Evandro demonstram que os institutos liberais brasileiros, principalmente nos últimos dez anos, vem aumentando sua atuação no campo da educação superior, elas se aproximam do campo acadêmico a fim de formar e recrutar lideranças políticas, especialistas e intelectuais orgânicos. Além disso, apoiados nas narrativas sobre “doutrinação de esquerda” nas faculdades e universidades, bem como defendendo agendas de privatização no ensino superior e na ciência, as think tanks liberais buscam inserir suas perspectivas teóricas, políticas e ideológicas nas agendas de ensino, pesquisa, extensão e política universitária. Como aparelhos privados de hegemonia, tais organizações contribuem, organicamente, aos processos de mercantilização e privatização do ensino superior e da universidade pública, defendendo projetos de educação e ciência que vão nesta direção.
Evandro é doutor em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Laboratório de Estudos do Setor Público da FCA-Unicamp (LESP-FCA) e do Grupo de Análise de Política de Inovação (GAPI) do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp. Também é mestre em Política Científica e Tecnológica e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela UNICAMP.
O evento acontecerá na quarta-feira (04/08) às 18h para participar do debate na sala online, acesse o site da EFoP, inscreva-se e você receberá o link para acesso à sala por e-mail no dia do evento.
O Circulação da Balbúrdia é um espaço de debate sobre a produção acadêmica de esquerda das universidades públicas brasileiras. É um espaço para os pesquisadores apresentarem e discutirem seus artigos, teses e dissertações e colocá-las em circulação.