Jornal socialista e independente

Notícia

Reforma Administrativa é aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados

PEC segue agora para análise de Comissão Especial

Imagem: Sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
26 de maio, 2021 Atualizado: 17:57

A Proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa (PEC 32/20), apresentada pelo governo Bolsonaro, teve sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na última terça-feira (25). Agora, a Proposta passará por uma Comissão Especial para, posteriormente, ir ao Plenário da Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Em teoria, o papel da CCJ é de analisar a admissibilidade do projeto, ou seja, de avaliar se haveria pontos que contrariam cláusulas pétreas da Constituição. O que decide sobre a viabilidade e temporalidade da tramitação, no fundo, deriva da relação entre as forças políticas. Apesar de delicada, pois ataca diretamente um conjunto grande de trabalhadores do serviço público, a reforma administrativa é uma das principais pautas dos setores burgueses atualmente.

A votação, por maioria simples, aprovou o parecer favorável à Reforma por 39 votos a 26. Na Comissão Especial, serão discutidas as questões de mérito da Proposta.