Jornal socialista e independente

Notícia

Metroviários de SP decretam Greve Sanitária

Categoria está entre as que mais sofrem com aumento de mortes pela Covid-19

Imagem: Ato no dia 27/05/2020 com distribuição de máscaras para a população na estação Sé do metrô. Fonte: Paulo Iannone/Sindicato dos Metroviários
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
12 de abril, 2021 16:06

Em assembleia iniciada na noite do último dia 06 (terça-feira), os metroviários de todas as linhas de São Paulo (SP) decretaram Greve Sanitária para o dia 20/04. A decisão ocorreu em decorrência de o governo e a direção do Metrô rejeitarem o Plano de Emergência apresentado pelo Sindicato dos Metroviários, além de não vacinarem os trabalhadores, que são considerados essenciais.

Na assembleia estiveram presentes 1.023 votantes, dos quais 661 (64,6%) foram favoráveis à greve. Dentre as reivindicações aprovadas estão: vacinação urgente para os metroviários e demais trabalhadores do transporte público; que os governos implementem o lockdown; auxílio emergencial; e que sejam acatadas as diretrizes descritas no Plano Emergencial apresentado pelo Sindicato.

Os metroviários não pararam de trabalhar um dia sequer desde o início da pandemia, estando cotidianamente expostos à Covid-19. O transporte público é o segundo lugar de maior risco de contaminação no país, logo após os hospitais, o que coloca em risco tanto os trabalhadores do transporte quanto aqueles com quem eles entram em contato cotidianamente.